quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Relato professora Kelly sobre laboratório de informática

Observações 1º Semestre
         No início tive algumas dificuldades quanto a relacionar os conteúdos matemáticos com a informática. Com o passar dos dias fui conseguindo interligar os conteúdos propostos com o uso do computador como ferramenta funcional.
O trabalho desenvolvido foi muito gratificante, mas não via muitos resultados de imediato, pois, alguns conteúdos só iriam ser trabalhados no fim do ano pelas professoras das salas de aula, e as crianças ainda não conheciam. Os alunos adoravam as aulas e sempre tinha curiosidade em aprender mais sobre o computador.
É evidente a introdução de computadores nas instituições de ensino. Nossas atividades estão voltadas ao estudo da matemática e às máquinas tanto no âmbito do entretenimento quanto no desenvolvimento de atividades.
As ações pedagógicas estão relacionadas a situações de experimento, interpretação, indução, visualização, demonstração e generalização.
 
                                       Observações 2º Semestre:
No segundo semestre, as turmas eram de crianças menores entre 6 e 8 anos onde a dificuldade era maior devido ao manuseio do mouse ser limitado. Iniciamos o trabalho aprendendo o funcionamento básico do computador, conhecendo suas partes e suas utilidades. Alguns alunos ficaram encantados com essa tecnologia, pois não tinham tido contato, e isso proporcionou um trabalho significativo entre professor/aluno, satisfazendo as necessidades dos mesmos.
Como no 1º semestre, continuamos desenvolvendo trabalhos com a matemática interligada à informática.
A forma de integração entre Informática e Matemática possui inúmeras vertentes, devemos escolher qual delas iremos seguir, jogos computacionais que envolvem situações matemáticas concretas, são interessantes e de grande valia na matemática. Os jogos computadorizados são elaborados para o entretenimento dos alunos e com isso prender sua atenção, o que contribui no aprendizado de conceitos, conteúdos e habilidades, pois estimulam a auto-aprendizagem, a descoberta, provoca a curiosidade, agrupando a fantasia e o desafio.


Pontos significativos em relação a informática:
  • Os alunos puderam interagir e conhecer esta ferramenta que proporcionou o desenvolvimento cognitivo, afetivo e social;
  • O trabalho foi inovador e garantiu a Inclusão Digital dos alunos em geral;
  • Criou–se uma oportunidade de competir e interagir e oportunizar a aprendizagem de uma maneira significante;
  • O computador está sendo usado para informatizar os processos de ensino que já existem, auxiliando o processo de mudanças na escola;
  • O computador facilitou a construção da capacidade individual de cada aluno e também o cooperativismo;
  • Os alunos tiveram contato direto com a máquina e estimulo para ter uma transformação pessoal, necessária para um futuro profissional na sociedade;

Conclusão
Conclui que ao longo do trabalho desenvolvido no ano letivo de 2011, os resultados foram positivos e significativos. Foi de aprendizado para a professora e para os alunos em geral. No início foi difícil conciliar as duas propostas, mas com o passar do tempo conseguimos trabalhar a matemática em conjunto com a informática sem dificuldades, as duas coisas se complementavam.
A partir do dia 16 de setembro com ajuda do auxiliar Fabrício de Paula Machado, começamos a trabalhar com mais facilidade, pois enquanto se desenvolviam atividades matemáticas com alguns alunos, ele trabalhava nos computadores com os demais.
Com a instalação da Internet, as aulas ficaram mais ricas em conteúdo, devido a muitos sites que educam e divertem ao mesmo tempo. Dos sites utilizados cabe ressaltar que todos tiveram aceitação muito boa das crianças, além disso, os jogos e atividades no computador eram como se fossem uma avaliação daquilo que as crianças tinham aprendido no início da aula.
Ao longo desse período, aprendi muito sobre a matemática, a informática, sobre os níveis escolares, a capacidade do computador como instrumento pedagógico para elaboração de atividades, a globalização do conhecimento é possível usar esse conhecimento levando o aluno a analisar os conhecimento da sociedade e do mundo construindo uma educação voltada a realidade atual e para o mercado de trabalho que cada dia exige mais conhecimento virtual. A introdução do computador em uma tendência praticamente irreversível.
O Trabalho realizado durante o ano de 2011 no Laboratório de Informática e Matemática, procurou visar a utilização do computador como ferramenta pedagógica e a iniciação dos alunos das séries iniciais do ensino fundamental no mundo da informática.
Com a abertura do laboratório de Informática a escola se tornou mais interessante, os professores e alunos trabalharam juntos nesse processo de Inclusão Digital, inserindo uma nova contextualização sócio-cultural, proporcionando ao aluno competências e habilidades para utilizar o computador adequadamente reconhecendo suas limitações e potencialidades



Sites acessados nas aulas:
oduende.com
inicialexercicios.com.br
revistaescola.abril.com.br/jogos
portalturmadamonica
portalmultirio.rio.rj.gov.br.reforçodigital
meumundoflash.com
somatematica.com
escolagames.com.br
www.google.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário