terça-feira, 6 de dezembro de 2011

PROJETO: PARE...PENSE...REALIZE!

           Em nossa cidade já iniciou o processo de coleta seletiva, mas poucos conseguem separar e dar um fim correto ao lixo. Já na zona rural notamos que muitos jogam em valetas no fundo do quintal, em riachos próximos as suas casas ou queimam.
            A nossa escola recebe alunos da zona urbana e zona rural e através destes dados percebemos algumas carências e elegemos uma delas para auxiliar as famílias na organização do lixo de suas casas e coleta seletiva.
- Criar condição para que os nossos alunos e seus familiares identifiquem e organizem a coleta seletiva de lixo como parte da formação de consciência ecológica para a preservação do meio ambiente.

ESTRATÉGIA DE TRABALHO
-Pesquisa com as famílias através dos alunos com a seguinte pergunta: Como sua família organiza e joga o lixo de sua casa? 
-Montagem de um painel com o resultado da pesquisa; 
-Tabulação dos dados no computador; 
-Discussão e orientação dos professores aos alunos sobre o resultado da pesquisa; 
-Campanha de separação do lixo e coleta na escola; 
-Oficinas de como utilizar materiais reciclados em nosso cotidiano; 
-Pesquisa com os resultados da coleta.

DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES
O trabalho consiste em se colocar em discussão que cuidar do lixo deve ser responsabilidade de todos e que seu tratamento adequado deve começar por pequenas ações.
Através da pesquisa feita pelos alunos, fizemos um painel com o levantamento dos resultados para análise e discussão para futuras propostas em sala de aula juntamente com as professoras. Esta será a estratégia principal de sensibilização para que os alunos e seus familiares percebam que são agentes desta mudança cultural em relação ao lixo.
Para melhor evidenciar e entender como o lixo gera empregos e já faz parte das nossas vidas, entrevistamos catadores da cooperativa para sabermos como vivem e suas condições de trabalho.
Com o apoio de algumas parcerias fizemos a distribuição de panfletos e sacos de lixos coloridos principalmente para os que moram na zona rural. (doados pela Industria Pincéis Tigre)
Marcamos um dia da semana (sexta feira) onde todos trazem para a escola nos sacos de lixos os materiais separados e limpos que serão coletados pelo caminhão de coleta de lixo reciclável cedido pela Secretaria do Meio Ambiente. Desta maneira será facilitada a saída destes lixos da zona rural que ainda não há coleta seletiva e para os da zona urbana será fortalecida esta ação.
Para efetivar a importância de reutilizar estes materiais, faremos oficinas de confecção prática de novos objetivos com lixo descartado e que será feito uma exposição na escola mostrando o que é lixo para uns, pode ser útil para outros e novos questionários para constatar junto com as famílias as mudanças relevantes.
De acordo com o poeta inglês William W. (1770 – 1850), em Meu Coração Pula, “a criança é o pai do homem” a ação educativa preventiva pode mudar comportamentos inadequados e formar um comprometimento com a manutenção da vida.

RELATO DOS IMPACTOS DO PROJETO
Impactos: pudemos observar que a natureza que não fala... foi a que mais está agradecida. Ao olharmos os resultados da interação das crianças com a proposta e a grande quantidade de materiais para o descarte acreditamos que os resultados estão sendo muito significativos. Nosso pátio não mais é alvo de descartes indevidos, nossas aulas são mais vivas e reais, nossos pais estão inquietos pelo trabalho que estão tendo ao ter um vigilante da natureza dentro de sua casa, até mesmo o motorista do Ônibus do Castro Limpa vem na nossa escola com um sorriso nos lábios. Que o sucesso do trabalho só se evidencia com a persistência das ações, que mais valem os esforços de todos em ações que mudem a realidade e não apenas mostrem o que fazer , mais que realmente aconteçam... Ações ilusórias e utópicas só desperdiçam tempo e dinheiro, ações coesas e reais que estabeleçam parceria , e interação dos membros são as que dão resultado; fazendo com que cumpramos nosso papel social inerente ao pedagógico , e emocional acoplado ao profissional. Vencendo nosso propósito de que a compreensão através da interpretação de que o físico, o social, o emocional desenham-se não só como uma nova forma de aprender, mas todos os elementos, fundamentos que propiciem a todos nós , a percepção que somos co – responsáveis pelo nosso desenvolvimento, nosso crescimento e do mundo ao nosso redor.

Sequência dos Trabalhos: Visita na associação de catadores de papel, feira de ciências, coleta também do óleo de cozinha, trabalho com uma sequência de filmes que evidenciem o meio ambiente, exposições, carta ao prefeito contando os resultados obtidos e pedindo que seja feito isso em todas as instituições,etc





Nenhum comentário:

Postar um comentário