terça-feira, 6 de dezembro de 2011

PROINFO II - PRÁTICA PEDAGÓGICA E MÍDIAS DIGITAIS

TEXTO: Mídia - Educação no contexto escolar.
             Na história da humanidade nossa conquista maior foi a comunicação , através de desenhos e depois da escrita formal. Nossa busca constante depois disso, foram pois os suportes que nos auxiliariam nesse multiplicar dos conhecimentos. As pedras , papirus, livros, jornais, computadores, celulares, redes sociais virtuais, etc. Caminho por nós percorrida com o passar de anos; afirmando que essas mudanças mudaram nossas vidas.
            Tanto nosso dia a dia quanto nossas angústias são permeadas por paradigmas enraizados dentro de nós. Apresentamos aos outros aquilo que está bem resolvido e assimilado em nós. Por isso qualquer alteração não pode ser superficial, senão fica só da “boca pra fora”.
             Essa variedade nos suportes de transmissão de mensagens, amplia concepções , solicita alterações em todo processo de alfabetização / letramento. Precisamos reestudar e reavaliar nossas ações a fim de objetivar que tipo de indivíduos queremos formar. Sê aquele que domine o ABC vai conseguir ter êxito nesse mundo tecnológico. Ou nosso foco deve ser nos modos que esse indivíduo acessa o conhecimento, como ele se relaciona interpessoalmente nas instituições e nos processos sociais.
             Ao utilizarmos a mídia, a tecnlogia, o poder da expressão nas diversas formas de registro ou de acesso a eles; percebe-se que há alguem que fez uso de seus valores ao produzí-los. Escolhas são feitas. Cabe a nós a análise de opinião; bem como a forma como sonstruímos os sentidos a partir deles. O aspecto crítico , cultural e social que produzimos aos demais, devido ao que nos apropriamos .
             Nos espaços escolares a TV é a que mais se faz presente na sala de aula, em seguida o rádio, DVD, o computador, o celular , os jornais, etc. Percebe-se uma aflição de alguns profissionais que tem receios de saber menos de que os alunos. Estabeleceu-se parcerias com um profissional que cuida do laboratório de informática, a fim de estreitar vínculos e melhorar quanto ao domínio teórico da relação entre educação e comunicação.
             Necessita-se de formação suficiente ou adequada aos professores que promova ou estimule usos críticos e criativos da mídia. Todos queremos fazer uso da mídia a qualquer custo. Mas não a refletimos; nem selecionamos quais tecnologias poderíamos usar. Acredita-se que devemos ultrapassar o simples uso para chegar a um uso reflexivo e também expressivo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário